top of page

Como entender quedas de visualização em seu canal no youtube?

Uma dúvida cruel para todos nós...

Geralmente após as férias e com a volta do presencial, alguns canais estão notando algumas quedas em suas visualizações. Hoje vamos conversar como identificar o que pode estar realmente acontecendo com o seu canal.


1- Views infladas. Muitos de nós tivemos que nos manter ocupados, então sim, as views nos últimos dois anos aumentaram muito no Youtube e estavam infladas. Muitos YouTubers tiveram um aumento significativo em suas visualizações durante esse período, o que é uma ótima notícia. Agora, a parte que não é tão boa é que com as coisas voltando ao normal a tendência é que o youtube volta as visualizações de antes do auge da pandemia. Então, como criador de conteúdo no YouTube, você pode se preocupar menos se esse for o motivo de suas visualizações reduzidas. Neste caso, não é sua culpa. Uma forma interessante de trabalhar esse contexto é tentar novos conteúdos para buscar um público novo. Trazer um motivo a mais pelo qual seu público não pode deixar de ver seu conteúdo mesmo com a correria do dia a dia.


2 — Views vindas de vídeos específicos. Muitas vezes o crescimento de views no seu canal pode ter tido origem em um vídeo específico. Se a vida útil desse vídeo estiver passado e ele não tem mais tanta relevância no algoritmo, suas views vão retornar ao normal, antes do crescimento daquele pico específico. Para verificar se é esse o caso. Abra o analytics do seu canal no modo avançado. Na aba de vídeos selecione o período de pelo menos 5 últimos meses e verifique se algum vídeo se destaca no gráfico dentre os outros.




Nesses dois prints temos 2 casos diferente, no primeiro print o canal tem videos com a mesma média de view, enquanto no segundo temos um vídeo que se destaca trazendo muito mais views em um período específico. Influenciando a forma com que vemos as views do canal.


3 — Origem de tráfego. Em alguns casos, a origem de tráfico da busca do Youtube está focada em brand, ou seja, na sua marca (nome do canal ou do criador). É importante estar presente como marca, mas também é de extrema importância que trabalhemos as palavras-chaves que possam trazer views de diferentes lugares para o seu canal. O Youtube, sendo uma ferramenta do Google, é um buscador. Sendo assim, as palavras-chave são muito importantes para que consiga ranquear seu canal. Para melhorar as palavras-chave do seu canal, é importante melhorar os seus metadados, ou seja, os títulos, a descrição dos vídeos, as tags utilizadas, a organização das playlists e suas descrições, a parte do “sobre” etc. Lembrando sempre de utilizar palavras seguras e que estejam de acordo com as diretrizes da comunidade. Vamos falar sobre isso no próximo tópico. É possível fazer um trabalho de pesquisa de tendências para as palavras-chave que você quiser utilizar. Uma dica legal é usar o Google Trends:https://trends.google.com.br/trends/?geo=BR


4 — Mudanças nas guidelines do youtube Cada vez mais conteúdos com thumbs ou títulos com palavras pouco seguras perdem relevância dentro da plataforma. Por isso uma forma de saber se seu canal se mantem dentro das guidelines do youtube, compartilhando conteúdo que a plataforma considere SEGURA.


É importante lembrar que variações de views acontecem no youtube, pois ele é uma ferramenta sazonal. O importante é saber entender o motivo para lidar com as quedas da melhor forma possível, prever quando essas situações podem acontecer e encontrar soluções para esses momentos.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page