top of page

Updates de Monetização no Youtube.

Eu poderia fazer um título mais click bait e dizer que “ESSA ATUALIZAÇÃO VAI MUDAR TUDO!”. Mas meu propósito não é criar pânico e sim informação.


Geralmente o youtube começa a aplicar novas políticas e atualizações no início do ano. Não é atoa que a monetização do shorts deve começar em fevereiro (mas isso é assunto pra outra conversa).


Entre novembro e dezembro de 2022 alguns canais kids receberam emails informando sobre novas readequações em seu conteúdo para continuar monetizando seu canal. Em novembro de 2022 o youtube informou alguns updates, muito importante para canais de games principalmente.


Eu penso que muito disso vem da atualização da monetização do shorts, quanto mais conteúdo sendo entregue na plataforma, mais cuidados o youtube precisa tomar para manter seus anunciantes (e é algo que eu sei que vamos ver no futuro também no tik tok quando ele começar a monetizar de forma séria). Anunciantes estão colocando dinheiro na plataforma, eles tem exigências e a empresa vai cumprir para continuar mantendo esse dinheiro.


Mas vamos ao update!


Sinceramente? Eu tendo a gostar das regras de monetização do youtube. É importante que conteúdos certos sejam monetizados, e as atualizações não são absurdas. Vamos lá:

  • CONTEÚDO ADULTO: Basicamente, qualquer miniatura, título, conteúdo de vídeos, links contendo linguagem obscena, material adulto e atos sexualmente gratificantes não podem receber receita de anúncios. Acho que isso deveria ser meio óbvio. Então vídeos com thumbs sugestivas com conteúdo sexual pode trazer uma visualização rápida, mas também vai te fazer perder sua monetização.


Essa atualização é uma parte importante para canais de games prestarem atenção, principalmente de GTA que tendem a ir por um caminho mais chamativo em alguns momentos.

  • A aplicação da política em torno das artes clássicas que retratam atividades sexuais, dança sensual e educação sexual permanecerá inalterada e poderá receber receita de anúncios.

OBS: Muitas vezes o youtube pode desmonetizar um vídeo educacional, nessas partes precisamos sempre relembrar que o algoritmo, por melhor que seja ainda é um robô e é limitado, por isso a importância de metadados corretos para conseguir se comunicar com a plataforma.

  • VIOLÊNCIA: Conteúdo que mostre cadáveres (sem contexto), violência de jogo dirigida a uma pessoa real e nomeada ou atos criados para chocar e causar nojo intencionalmente e vídeos que mostrem um momento implícito de morte não receberão receita de publicidade. O jogo padrão em que ferimentos sangrentos estão presentes DEPOIS dos primeiros 8 segundos, tragédias não explícitas e suas consequências ou apreensões policiais como parte da aplicação da lei podem receber receita publicitária.

Essa pra mim é a mudança mais importante. Principalmente para canais de jogos. É muito comum pela concorrência muitas pessoas optarem por thumbs e títulos mais agressivos. Nós já vemos hoje que vídeos com palavras como “polícia”, “assalto” e conteúdos do gênero podem ter suas monetizações em análise. São palavras “perigosas” dentro do youtube. Afinal o anunciante não quer sua marca associada a esse tipo de conteúdo.

Mas o fato de que esse conteúdo pode em alguns casos monetizar quando estiverem depois dos 8 segundos de vídeo é ainda mais importante pelo fato da associação. No vídeo do Vidlq eles comentaram um pouco sobre isso e eu acho importante com eles analisaram:



  • ATOS NOCIVOS OU PERIGOSOS: Atos perigosos ou acrobacias em que menores de idade são participantes ou vítimas não podem receber receita publicitária.

Eu tendo a falar muito sobre isso com canais de skate, manobras de bicicleta ou até de conteúdo infantil. O equipamento de segurança é muito importante quando o conteúdo do vídeo é “manobras radicais”. Crianças estão assistindo esse tipo de vídeo. O youtube não quer ser responsabilizado por nenhum acidente.

Uso de capacete e equipamentos de proteção

  • LINGUAGEM IMPRÓPRIA: Todas as variedades de palavrões agora são tratadas igualmente, o que significa que não são diferenciadas com base nos níveis de gravidade. Além disso, não estamos mais tratando palavras como “inferno” e “droga” como palavrões. O conteúdo em que palavrões são usados APÓS os primeiros 8 segundos pode receber receita publicitária. No entanto, se palavrões forem usados nos primeiros 8 segundos do vídeo, ele não gerará receita.

Novamente a regra dos 8 segundos aparecendo. Cuidado com o início dos seus vídeos e palavrões em seus títulos. Mesmo com grafias diferentes é possível que o algoritmo compreenda e possa deixar sua monetização como não qualificada ou limitada.

  • DROGAS RECREATIVAS E CONTEÚDO RELACIONDO A DROGAS: O uso e o consumo de drogas em conteúdo de jogos podem não gerar receita publicitária. Tráfico de drogas ou menções de drogas em conteúdo de jogos podem gerar receita publicitária. Também estamos introduzindo novas diretrizes habilitando comportamento desonesto. O seguinte conteúdo agora estará no escopo de “Este conteúdo não gerará receita de anúncios”: Fingir ser funcionário de uma loja de varejo sem a permissão do proprietário ou violar seu código de conduta Usar ou encorajar o uso de software de hacking em e-sports competitivos O artigo Jogos e monetização também foi atualizado em paralelo para refletir essas atualizações de política.

Mais um conteúdo que é importante para muitos canais de jogos ficarem atentos. Quando novas diretrizes do youtube entram em vigor, muitas vezes até vídeos antigos são reavaliados. Então se manter sempre atualizado com as políticas é importante para um bom desenvolvimento do seu canal.


E lembre-se o youtube tem um campo quando você faz o upload do vídeo onde você como criador pode marcar caso seu conteúdo tenha algo que possa estar fora dos padrões. Nesse momento pense no youtube como alguém em um relacionamento com você. Se algo estiver errado é melhor que você fale primeiro, antes que ele descubra.


Se você ainda tem dúvidas do que PODE e o que NÃO PODE para monetizar seu canal de games da melhor forma possível, aqui tem um artigo com bem esclarecedor no suporte do youtube: https://support.google.com/youtube/answer/6162278#definitions_zippy&zippy=%2Cdefinitions%2Cguide-to-self-certification


Agora me conta, seu canal poderia ser afetado por essas mudanças? Você sentiu algo de diferente no seu canal? Qual outro assunto envolvendo as políticas do youtube e suas atualizações deveríamos conversar aqui?

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page